quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nossa Senhora Aparecida: Monumento em Itaipulândia, Paraná



Fotos de Kiko Sierich / A Gazeta do Iguaçu (uso restrito) mostram o Monumento à NS Aparecida e fiéis na Capela no interior da Santa.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida localizada na linha Caramuru de Itaipulândia no Paraná foi inaugurada em 2000 para comemorar os 500 anos do Brasil e para criar um lugar que refletisse a religiosidade dos moradores da pequena cidade. Antes de ganhar autonomia política de São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia se chamava Aparecidinha do Oeste. Daí a escolha da Santa para padroeira e canalizadora de energias para a cidade e região. O lugar é mágico.

Quando visitei eu estava tendo um começo de enxaqueca. Eu mal conseguia enxergar. Saltavam faíscas dos olhos. Aproximei-me da imagem, entrei na capela onde havia velas acessas deixadas por fiéis que são muitos. Passei as mãos sobre as velas, aquecendo-as, e logo passei as mãos sobre os olhos. Intuitivamente, ao sair da capela, construída, no interior da Santa, fui levado à uma pequena estátua de um anjo onde há uma fonte. Intituivamente, de novo, coloquei as mãos na água e as levei ao rosto respeitosamente.

Não sei em que momento a enxaqueca sumiu. Fico devendo essa à Santa, à Nossa Senhora Aparecida de Itaipulândia. Na memória, guardo os momentos e a beleza do lugar. Na foto, a colega Abilene Rodrigues. Este monumento, entra na lista dos Lugares Sagrados do Brasil recomendados por este blog!

Um comentário:

Unknown disse...

Este monumento é do artista brasileiro Marcelo Francalacci.